quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vídeo sobre a cultura, história e algumas paisagens do México

"México, país das grandes civilizações maia e asteca"

"México, país das grandes civilizações maia e asteca"


O México é o país mais importante da porção norte da América Latina. Ele possui duas amplas aberturas litorâneas: uma a leste com o oceano Atlântico, outra a oeste com o oceano pacífico.


Antes da ocupação e da colonização espanhola, o território mexicano era ocupado por grandes e importantes civilizações pré-colombianas, como os astecas, os almecas, os toltecas e os maias.

Um pouco mais sobre essas civilizações: Os olmecas: Tinha uma sociedade eficiente, organizada e governada por uma hierarquia religiosa. Criaram um calendário avançado que incluía o conceito de zero. Também criaram a escrita, bússula, entre outros.
Os maias: Dominaram o sistema matemático, além de realizar difíceis cálculos astronômicos. Sua estrutura social era fechada e articulava-se em autonomias, governadas por sacerdotes.
Os toltecas: Construíram Tula, uma das cidades mais espetaculares do México e, foram artesãos que influíram fortemente nas culturas maia e asteca. Para muitos, os toltecas desenvolveram-se a partir da cultura teotihuacana. Os astecas: Foram excelentes construtores, seguindo as tendências de culturas anteriores (olmecas, toltecas, maias). sua particular cosmo-visão da existência, articulada em uma profunda filosofia, que tinha sua base na própria imagem do mundo.


O México, atualmente, tem uma população de 107,03 milhões de habitantes (2005), predominante urbana (70). Suas bases econômicas são o comércio, a indústria, a agricultura e a exploração de minerais.


A influência dos EUA (tem uma proximidade geográfica com o México) é muito grande, principalmente do ponto de vista econômico, a tal ponto que o governo deste concordar com inicio do Plano Iniciativa para as Américas, com o Acordo de Livre comércio (Nafta). Objetivo: Criar uma zona de livre comércio que envolvesse todo o continente americano. Esse é um acordo injusto e desigual que provocou grandes transformações na economia mexicana nos últimos anos. O México apresenta grandes desigualdades sociais e grandes indicadores de pobreza. Em seguida, o que se observou é que todos os benefícios iam para os EUA, não para o México. No dia da entrada em vigor da Nafta, a rebelião de Chiapas teve inicio, como um repúdio ao Tratado. Foi a 1ª reforma agrária na América Latina, que criou os elegidos, pequenas propriedade comunitárias presentes até hoje no interior do México.


Cultura Mexicana:
Se tem uma tradição muralista. Ex.: Grandes pinturas murais presentes nos edifícios oficiais.
Artes plásticas, que refletem a riqueza da história mexicana, e revelam também uma espécie de sincretismo religioso.
Arte das cerâmicas.
A dança mexicana é muito representativa do país, com coreografias típicas de cada região de lá.

A música mexicana encontra suas raízes na musica folclórica.


A história e a cultura do México são cheias de episódios marcantes para toda a cultura dos povos da América Latina, principalmente pelos exemplos de lutas de resistência desse povo.


fonte: Livro Paradidático "Geografias: terra e cultura na América Latina"